Apresentação

Pesquisa e Patrimônio, tanto no sentido da preservação das cidades quanto dos objetos, se configuram para destacar a Arquitetura e a Museologia, quando estas disciplinas estão relacionadas à função social da Memória. Neste livro, os artigos, escritos por historiadores, museólogos, arquitetos e outros profissionais que estudam a cultura, articulam os diversos aspectos das origens, gerenciamento e promoção de ações museológicas e museográficas.

Ao discutir objetivos e resultados das atividades e ações da Pesquisa e da valorização do Patrimônio Cultural, privilegiando o projeto e a documentação, os autores agregam História, Técnica e Teoria, para abordar a arquitetura de museus, centros culturais e exposições no sentido da conservação, requalificação, mudança e adequação de uso de espaços e edifícios que abrigam acervos museológicos.

A valorização interdisciplinar da pesquisa na perspectiva museológica e identitária, considera que os espaços de cultura são voltados para a produção de novos conhecimentos e novas interpretações da diversidade coletiva e individual tão presente nas cidades contemporâneas. Na singularidade de cada pensamento e experiência, o debate manifesta o interesse pela Pesquisa de lugares e objetos patrimoniais, permitindo o intercâmbio de procedimentos e estratégias expressas em processos e registros artísticos, técnicos e comunicacionais.

Cêça Guimaraens, arquiteta
Professora UFRJ/FAU-Proarq
Pesquisadora do CNPq

Diego Dias, arquiteto e urbanista
Doutorando em Arquitetura - UFRJ/FAU-Proarq
Pesquisador do Grupo de Estudos em Arquitetura de Museus