Centro de Arte Hélio Oiticica

Análise do Entorno

Veículos

As vias principais nas proximidades do CAHO são a Av.Passos e rua da Carioca, ambas com um intenso fluxo de ônibus e automóveis durante todo o dia.

Pedestres

Quase toda a área possui um grande movimento de pedestres durante todo o horário comercial, devido à enorme quantidade de estabelecimentos comerciais.

As vias com maior movimento são as três ruas do “Saara”: Ruas da Alfândega, Senhor dos Passos e Buenos Aires e também a Rua da Carioca e Praça Tiradentes.

No entorno imediato do Centro de Arte o movimento de pedestres é fraco devido a pouca ocupação comercial na área.

O CAHO é bem acessível para pedestres, tanto de ônibus como de metrô. As estações Urugaiana e Presidente Vargas estão localizadas a pouco mais de trezentos metros, e há diversas linhas de ônibus circulando na Pç. Tiradentes e Av. Passos. Não há muitas vagas para automóveis na rua, mas há um grande estacionamento próximo, na Av. Passos.

Usos do solo

o uso do sola predominante é comercial e de serviços. O comércio caracteriza-se por produtos populares, principalmente localizado entre as ruas da Alfândega, Senhor dos Passos e Buenos Aires.

As únicas instituições culturais próximas são os Teatros Carlos Gomes e João caetano, que não criam um fluxo de pedestres fora do horário comercial. As áreas de estar da região são a Praça Tiradentes, Largo de São Francisco e uma pequena praça na esquina da rua Buenos Aires.

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Sinalização e Visibilidade

O CAHO é pouco visível das ruas próximas com maior movimento de pedestres. Para vê-lo, deve-se entrar na rua Imperatriz Leopoldina ou Luís de Camões, que são duas vias mais estreitas. Destas ruas, o CAHO é visível com destaque: por sua localização na esquina, cor forte nas fachadas, ótimo estado de conservação e eficiente sinalização através de “banners”.

Morfologia Urbana/Ocupação do Solo

Percebe-se através do mapa de figura e fundo que a área é densamente ocupada, a tipologia de implantação das construções utiliza todo o lote. Esta implantação das construções permite que se perceba claramente o traçado viário e os vazios deixados pelas praças e terrenos não construídos.

Morfologia Urbana/Volumetria

Percebe-se uma uniformidade na volumetria pois a maioria das construções possui dimensões, altura e forma bastante parecidas.

O lote predominante na área, estreito e comprido, condiciona a implantação das construções, que são geminadas, ocupam todo o lote, e têm uma única fachada, frontal. Estas formam uma massa construída uniforme em quase todas as ruas da área, pois as construções possuem o mesmo estilo (eclético) e pouca variação em altura.