Museu Histórico Nacional

Acervo

Especialização do acervo

Bens culturais diretamente relacionados com a história do Brasil.

Política de aquisição

O acervo original procedeu das coleções do Museu de Artilharia,do Arquivo Nacional e da Biblioteca Nacional. Nas décadas de 30 e 40,houve doações, auxílios privados, e também compra de coleções. Posteriormente prevaleceram as doações de particulares.

Volume do acervo

Acervo museológico (pinturas, mobiliário, indumentária, acessórios, etc) -16.000 itens
Acervo numismático (moedas, valores impressos, medalhas, selos) – 100.000 itens
Acervo arquivístico (documentos em suporte papel, de caráter textual, iconográfico, cartográfico e musical) – 40.000 documentos
Acervo bibliográfico (livros, jornais, revistas, folhetos etc) – 80.000 volumes

Exposições

Além do acervo em exposição com longa duração, são realizadas exposições temporárias com o acervo do museu.

Identificação das peças

O acervo do MHN está todo catalogado, com fichas padrão,e cada peça possui o seu dossiê. Todas as peças são numeradas, e através da catalogação podem ser encontradas e disponibilizada para pesquisadores. Parte das informações já está informatizada.

Reserva técnica

A reserva técnica é o espaço do museu onde o acervo que não está sendo exposto é armazenado e conservado, com condições apropriadas de temperatura, umidade, segurança e mobiliário específico para esta armazenagem. No MHN, a reserva técnica não apenas guarda o acervo como também gera e dissemina informações relativas a ele, ao catalogar e pesquisar sobre as obras e disponibilizar estes

Equipamentos para armazenagem

Dados para pesquisadores.

O material utilizado é sempre o metal, para evitar a ação de cupins.

Capacidade

A reserva técnica possui 1.300m2 e a área de atendimento ao público e escritórios 400m2. Há 17.000 itens armazenados.

Ventilação

Natural, através de pequenos vãos com grades, onde se interviu com uma película protetora para impedir que a poluição agredisse excessivamente as peças.

Climatização

A reserva não possui ar condicionado, o que deixa o museu fora do circuito internacional de exposições. Há ventiladores de teto, desumidificadores, e medidores de temperatura e umidade. A localização da reserva está na fachada sul do Museu, área com menor variação de temperatura e umidade, e as paredes espessas também auxiliam na estabilidade da temperatura. Os índices de temperatura e umidade, apesar de não serem os ideais, mantêm-se relativamente constantes, o que é de grande importância na conservação do acervo.