Museu Nacional de Belas Artes

Acervo

Especialização do acervo

Arte (Especialmente pintura, escultura, gravura e desenho); algumas coleções de medalhas e moedas; mobiliário (móveis artísticos); objetos decorativos e peças nacionais; bens culturais diretamente relacionados com a história do Brasil.

Política de aquisição

Suas coleções se iniciaram no período de D. João VI e foram acrescidas de doações, aquisições, trabalhos executados por professores e alunos da escola Nacional de Belas Artes. Atualmente, o acervo vem sendo complementado por doações provenientes de exposições temporárias.

Volume do acervo

  • 15 mil peças
  • 3750 pinturas e esculturas, nacionais e internacionais
  • 11250 gravuras e desenhos
  • 2663 obras de artistas brasileiros de grande significado
  • 234 matrizes em madeira, cobre, zinco e ouro.

Exposições

Além do acervo em exposição permanente, constantemente são realizadas exposições temporárias de grande porte, inclusive a nível internacional.

Reserva técnica

A reserva técnica localizada no térreo armazena e conserva todo o acervo do museu, abriga pinturas, esculturas e objetos decorativos. Há outra, localizada no 4º pav. onde são mantidos os papéis. O museu ainda possui um núcleo de restauração, com o propósito de introduzir técnicas modernas de conservação, e um laboratório de conservação e restauro de papel e de pinturas e obras de arte.

Ventilação

Há pequenas aberturas para o exterior que garantem a ventilação, protegidas por filtros, pois a poluição do ar na área é grande.

Climatização

A climatização feita por aparelhos refrigeradores ainda não foi implantada.

Equipamentos para armazenagem

Os trainéis são metálicos, de grandes dimensões, presos ao teto.