Arquitetura (o edifício de museu)

A idéia do edifício em James Stirling

(Dissertação de mestrado)

Autor Nogueira, Mauro Neves
Orientador Carvalho, Mirian
Defesa/aprovação 06/99 – PROARQ
Área de Concentração História e Teoria
Título A idéia do edifício em James Stirling

Definição de edifício e o seu entendimento como uma “estrutura” que se compõe de sistemas, partes e elementos. As relações de independência do edifício: os sistemas espacial (funcional), técnico e formal. As relações de dependência do edifício: o lugar e o tempo. A definição de idéia do edifício. O processo contínuo de aproximação ao objeto arquitetônico, do parti ao objeto construído. O ideograma como representação da idéia do edifício. A idéia do edifício em James Stirling: as relações de lugar e tempo, as idéias, os temas e os elementos invariantes dos edifícios. A “tríade universitária”. A “tríade museográfica”. Análise de um edifício: o Museu e Teatro de Câmara de Stuttgart, de James Stirling e Michael Wilford, 1977-83, Alemanha.

Arquitetura de museus no centro do Rio de Janeiro

(Dissertação de mestrado)

Polly, Vânia, 2000

Inventário arquitetônico de museus e centros culturais no Centro da cidade do Rio de Janeiro