Inventário arquitetônico

Inventário arquitetônico de museus e centros culturais no Centro da cidade do Rio de Janeiro
(Artigo)

Autores: GUIMARAENS, Cêça; POLLY, Vânia

Resumo

O trabalho visou, em primeiro lugar, a resposta da seguinte questão: em que medida o estudo e a prática da arquitetura de museus podem contribuir para a sustentabilidade dos centros históricos? A partir dessa indagação, detivemo-nos a levantar a situação física e ambiental desses empreendimentos. Assim, procuramos cumprir o objetivo de formar pessoal habilitado em administração e arquitetura de museus, ampliando as possibilidades de êxito dos projetos para a alteração e uso dos espaços com finalidades culturais.A pesquisa será apresentada sob dois aspectos: a reflexão histórica e metodológica; resultados parciais da aplicação dos instrumentos de inventário da arquitetura dos museus e centrosculturais do centro do Rio de Janeiro.

Em relação ao aspecto histórico-metodológico, analisamos os projetos de Lucio Costa e seus textos sobre os seguintes edifícios: Museu de Belas Artes, Museu da Missões, Museu do Ouro, monumento a Estácio de Sá e os espaços de exposição no edifício do Ministério da Educação. Esses escritos e projetos, ajuntados às Cartas de encontros internacionais de museologia, possibilitaram a formação da base teórica da pesquisa, o conhecimento das diretrizes e normas para alteração do uso do patrimônio colonial e contemporâneo edificado e das técnicas para o desenvolvimento da obra de restauro. Para a elaboração e aplicação das fichas de inventário, utilizamos bibliografia básica da disciplina Arquitetura de Museus e Centros Culturais, adaptando-a à realidade brasileira e carioca, detectada em levantamentos e classificações preliminares dos edifícios que compõem o campo físico da pesquisa.

Arquitetura de museus no centro do Rio de Janeiro. (Dissertação de mestrado)

Autor: POLLY, Vânia
Orientador: GUIMARAENS, Cêça
Defesa/aprovação: 03/00
PROARQ. Área de Concentração Teoria e Projeto

Resumo

Neste trabalho, produzimos um inventário dos edifícios de museus do Centro do Rio de Janeiro, levantando os principais itens relativos a arquitetura de museus nos edifícios mais significativos da região, incluindo na definição de museu os centros culturais. Para traçar os principais atributos observados, utilizamos textos que abordam os aspectos históricos, sociais e técnicos, principalmente o conceito e a classificação elaborada por Josep Montaner. Desse modo, para maior compreensão da instituição e do programa dos edifícios de museu percorremos sua historiografia e o desenvolvimento do conceito. A atualização e relativização dos conceitos para o contexto com o qual trabalhamos, se deu através da documentação dos museus e entrevistas realizadas com os técnicos das diversas áreas que atuam atualmente nos museus. Por fim, aplicamos os conceitos estudados em quatro grandes exemplares de museu e centro cultural do Centro do RJ: MNBA, MHN, Paço e CCBB.