Apresentação

A celebração do centenário de nascimento da arquiteta Lina Bo Bardi e da museóloga Lygia Martins Costa motiva o conjunto de artigos apresentados nessa coletânea. Desse modo, a articulação de temáticas e acontecimentos, personagens e projetos renovadores que envolvem a Arquitetura e a Museologia ao Patrimônio, em período de tempo definido entre 1914 e 2014, expressa as diferentes perspectivas da Cultura na atualidade, destacando que aprimorar a função social dos museus nas cidades é tarefa do estado e do setor privado.

Além de observar a vida e a obra de Lina e Lygia, abordam-se conceitos e práticas, e acervos e projetos arquitetônicos, museológicos e patrimoniais que foram realizados em espaços históricos e modernos, públicos e institucionais. Assim, os diversos aspectos das origens, gerenciamento e promoção das ações museológicas e intervenções urbanísticas e patrimoniais configuram certa cena acadêmica e profissional propositiva, representada em ações e projetos modernos e contemporâneos.

Nesse tempo delimitado, demonstra-se que, tanto Lina Bo Bardi quanto Lygia Martins Costa, desenvolveram parte significativa de seus trabalhos profissionais no campo museológico, articulando Arquitetura e Patrimônio, Cultura e Exposições, e Cidades e Museologia. Portanto, esses temas estruturam o livro e propõem reflexões sobre referências e possibilidades que integram as representações da Cultura de origem e natureza vária.  

Cêça Guimaraens
Arquiteta
Professora Associada da UFRJ
Pesquisadora do CNPq