Quem somos

O portal do Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus foi criado para divulgar as pesquisas desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação e de pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ao propósito de contribuir para a complementação de ações didáticas, a divulgação de eventos e realizações de museus e centros culturais reconhecidos e emergentes é também nosso objetivo.

Análises qualitativas e projetos de exposições elaborados nas atividades de extensão junto a comunidades e levantamentos de periódicos e livros sobre as principais temáticas museológicas foram integrados aos trabalhos.

Em paralelo, o acesso a dissertações e teses promove o conhecimento produzido. Além disso, hoje, o portal publica informações e notícias sobre seminários e reuniões interdisciplinares, as quais consolidam e ampliam os objetivos originais, contribuindo para reafirmar a importância da cultura arquitetônica no campo da museologia.

Definição alternativa de Museu

Os museus são espaços democratizantes, inclusivos e polifônicos para um diálogo crítico sobre o passado e o futuro.

Reconhecendo e enfrentando os conflitos e desafios do presente, eles guardam artefatos e espécimes para a sociedade, salvaguardam diversas memórias para as futuras gerações e garantem direitos iguais e acesso igual ao patrimônio para todos os povos.

Os museus não são lucrativos. Eles são participativos e transparentes, e trabalham em colaboração ativa com e para várias comunidades, a fim de coletar, preservar, investigar, interpretar, expor e expandir os entendimentos do mundo, com o propósito de contribuir para a dignidade humana e justiça social, para igualdade mundial e bem-estar planetário.

Definição alternativa de museu, escolhida em votação preliminar durante a 139 a sessão do Comitê Permanente sobre a Definição de Museu, Perspectivas e Possibilidades (MDPP) realizada nos dias 21 e 22 de julho de 2019, em Paris.
Disponível em:
http://www.ibermuseos.org/pt/recursos/noticias/icom-anuncia-a-definicao-alternativa-de-museu-que-sera-submetida-a-votacao/. Acesso em: 14 nov. 2020).
Conselho Internacional de Museus – International Council of Museums (Icom) –Assembleia Geral Extraordinária, 7 de setembro de 2019,
Kioto, Japão.

São considerados museus, independentemente de sua denominação, as instituições ou processos museológicos que cumpram as funções museológicas e possuam processos com
“[…] II – a presença de acervos e exposições colocados a serviço da sociedade com o objetivo de propiciar a ampliação do campo de possibilidades de construção identitária, a percepção crítica da realidade, a produção de conhecimentos e oportunidades de lazer;
[…] VI – a constituição de espaços democráticos e diversificados de relação e mediação cultural, sejam eles físicos ou virtuais.

(Itens da Definição de Museu do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). In Museus em Números/Instituto Brasileiro de Museus – Vol. 01. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2011, p. 24.
Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2011/11/museus_em_numeros_volume1.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020).